Submissões

Ao submeter um trabalho para a revista, os autores devem ler, aceitar e marcar como realizados cada condição para a submissão, antes de proceder. A lista pode ser modificada, porém todos os itens requerem a marcação dos autores para procederem à submissão.

 

1- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

 

2- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

 

3- URLs para as referências foram informadas quando possível.

 

4- O texto, para todas as publicações, devem estar em espaço simples; usa fonte Arial de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos e segue rigorosamente o

 

5- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista e no correspondente ao tipo de seção a que o texto está sendo submetido.

 

6- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

 

7- Anexar folha com assinaturas de todos os autores em Documentos Suplementares, por ocasião da submissão, com a concordância de todos com o processo de avaliação e no caso de aprovação, com a publicação do texto. Exemplo da folha a ser anexada:

 

8- Indicar no local apropriado no template as contribuições de cada autor no projeto e para elaboração do texto no ato da submissão.

 

9- Passar pelo software CopySpider o texto a ser submetido para avaliação e anexar em Documentos Suplementares, por ocasião da submissão, print da tela do software anti-plágio com o resultado da busca. Uma versão gratuita do software pode ser encontrada em https://copyspider.com.br/main/pt-br/download

 

10- Anexar, em Documentos Suplementares, cópia do Documento de aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição de vínculo, quando se tratar de levantamento de dados que envolva seres humanos.

 

11- Caso receba a aprovação do texto submetido, os autores procederão à revisão gramatical do texto (inclusive os resumos nas línguas estrangeiras), por si próprio ou por profissional com experiência na área, cujo nome completo deverá constar em nota de final do texto. No caso de apresentação para publicação de versão em língua estrangeira do artigo aceito, é necessário indicar o nome completo do tradutor responsável. Os respectivos encargos são de responsabilidade dos autores.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

 

1-Todas as submissões são realizadas on-line e devem obedecer aos critérios estabelecidos em Diretrizes para Autores.

 

2-Após a postagem do texto o autor recebe uma comunicação acusando o recebimento do mesmo.

 

3-A seguir, a editoria executiva da Revista verifica se o texto está em conformidade com as normas da Revista (com resumo, abstract, palavras-chave, referências e citações de acordo com as normas da ABNT, erros de digitação, verificação da linguagem, momento em que procura retirar do texto qualquer identificação de autoria, para garantir a isenção da avaliação por pares). É de responsabilidade dos autores apresentarem os textos sem qualquer identificação de autoria.

 

4-Todos os textos são avaliados por pelo menos dois avaliadores, podendo ser designado um terceiro revisor caso os editores considerem necessária uma terceira avaliação.

 

5-Quando os avaliadores enviam seus pareceres, quase sempre há a necessidade de os autores realizarem correções obrigatórias, quando o texto já não é rejeitado. Os editores tomam conhecimento das avaliações e ponderam se o texto deve ou não ser rejeitado ou se ainda necessita de nova avaliação. Normalmente os editores tendem a aceitar a sugestão dos avaliadores, sobre a pertinência da publicação ou não, quando os pareceres são circunstanciados e apontam as deficiências ou méritos dos textos. Todos os autores recebem o teor das avaliações, estando o texto aprovado ou não. Em nenhum momento antes da publicação os autores ou avaliadores ficam sabendo a identidade de cada qual.

 

6-Após a realização das modificações sugeridas pelos revisores, os autores encaminham o texto corrigido para a Revista, marcando no mesmo as alterações efetuadas.

 

7-Quando necessário o texto é enviado para os pareceristas para que verifiquem as alterações efetuadas.

 

8-Os editores verificam se o texto está em condições de ser publicado e, em caso afirmativo, o encaminham para a editoria executiva que providencia a revisão final do texto, enviando-o para a edição.

 

9-A aprovação da submissão não garante sua imediata publicação, já que a Revista deve compor cada número considerando a diversificação de autoria por instituições e região do país.

 

10-Em Diretrizes de Avaliação é possível conhecer as recomendações aos Avaliadores para revisão das submissões.

 

DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO

Os avaliadores recebem o seguinte roteiro da Revista com indicação dos quesitos a serem considerados para a análise do texto. Em cada quesito pode ser assinalado: excelente, muito bom, bom, regular, insuficiente.

 

1- Relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa;

2- Riqueza conceitual na colocação do problema;

3- Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;

4- Interlocução com a produção da área;

5- Originalidade na contribuição para a área;

6- Redação;

7- Adequação do formato do texto às normas da revista e da ABNT;

8- Recomendação (Aceitar, Correções obrigatórias, submeter para nova avaliação, enviar para outra Revista, Rejeitar, ver comentários)

9- Comentários e sugestões para os autores;

10-Comentários e sugestões para os editores.